Publicado em: 27/10/2021

A conta de energia elétrica é sempre uma preocupação para escolas e universidades. E por isso, destacamos três dos vários benefícios de utilizar a energia solar nesses estabelecimentos, que gastam grande parte do orçamento arcando com a conta de luz. É dinheiro jogado fora todo mês.

Um desses benefícios da energia solar para escolas e universidades é a economia real mensalmente. Lâmpadas, computadores, aparelhos de ar-condicionado, televisores e vários outros equipamentos precisam estar em funcionamento todos os dias nesses locais. Por isso, a demanda por energia é alta e o impacto no caixa também.

Assim, com a instalação de um sistema fotovoltaico, as instituições de ensino passam a economizar, com a possibilidade de chegar a produzir exatamente aquilo que consomem e até excedente. Assim, o dinheiro para de ser jogado fora e passa a sobrar mensalmente para investir no negócio e potencializar os lucros.

O segundo grande benefício de ter energia solar em escolas, universidades e outras instituições de ensino, é a possibilidade de independência da rede de distribuição. Uma solução possível é a adoção de sistemas de geração de energia solar na modalidade off-grid. Nessas instalações, o sistema é completamente independente da rede de distribuição local e pode oferecer energia para escolas e faculdades em locais remotos.

E a terceira grande vantagem é a responsabilidade social e sustentável. Além de economizar com a conta de energia, instalar placas solares fotovoltaicas nas escolas tem efeito pedagógico: os alunos podem ver, na prática, o funcionamento de um sistema de geração de energia limpa, eficaz e sustentável.

Para instalação de equipamentos para produção de energia solar na sua escola ou universidade, entre em contato com a equipe da Master Solar, que é pioneira e especialista no assunto. Com amplo portfólio de clientes, a empresa se consolidou como referência, tendo um trabalho especial focado no segmento da educação.

Três benefícios da energia solar para escolas e universidades