Publicado em: 03/04/2023

A mudança climática tem sido uma preocupação do mundo todo. É por isso que, nos últimos anos, os termos ESG e ODS estão ganhando força. Confira o papel da energia solar na sustentabilidade e o que essas siglas significam a seguir.


A energia solar não utiliza nenhum material escasso na natureza para produção dos equipamentos, é proveniente de uma fonte renovável - o Sol - e é limpa. Além disso, ela não polui sonoramente o ambiente.


Como as placas solares não emitem nenhum gás poluente, a energia solar melhora a qualidade do ar e reduz a emissão de gás carbônico (CO2), o qual agrava o efeito estufa.


ESG


Em português, a sigla significa “Governança ambiental, social e corporativa”. Sua proposta é que as corporações e empresas apliquem ações que levem em consideração esses três tópicos. Nesse viés, optar pela energia solar contribui para que as organizações cumpram o dever.


Isso porque a energia solar atua aprimorando os três itens, principalmente a questão ambiental. Afinal, é um meio completamente sustentável de produzir energia elétrica.


ODS


Os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” foram criados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em busca da paz. O Brasil tem 17 ODS e a energia solar atua em vários, veja abaixo.


O 7º ODS significa “Energia Limpa e Acessível”, que resume exatamente o significado de “energia solar”.


Já o 9º ODS, “Indústria, Inovação e Infraestrutura”, remete às estruturas resilientes e sustentáveis graças à energia solar.


O 11º ODS é referente a “Cidades e Ambientes Sustentáveis”, ou seja, um dos principais objetivos da energia solar.


O 13º é “Ação Contra a Mudança Global do Clima”. Como visto anteriormente, a energia solar é uma das responsáveis pela promoção da sustentabilidade.


Certamente, a energia solar tem um papel muito grande no que diz respeito à mudança climática!

Saiba como a energia solar combate a mudança climática