Publicado em: 15/11/2022

O potencial de energia do Sol varia de acordo com a região. No geral, locais mais próximos à Linha do Equador apresentam melhores rendimentos na energia solar. Isso acontece porque o Sol incide com maior intensidade nessa Linha.

Para calcular seu potencial energético, utiliza-se o piranômetro, equipamento bastante preciso. Esse instrumento mede a radiação total que uma superfície recebe. O cálculo é feito em watt por hora por metro quadrado (Wh/m²), unidade de medida padrão da ABNT.

No Brasil

Como o Brasil é um país bastante amplo - considerado o 5º maior país do mundo em extensão territorial - o índice de radiação solar é variado.

De acordo com o Atlas Brasileiro de Energia Solar, diariamente há uma incidência solar no país entre 4.444 Wh/m² a 5.483 Wh/m². O número é muito elevado em comparação a outros locais. Por isso, a produção de energia solar no Brasil é tão propícia.

 

A seguir, confira o potencial anual médio de energia solar em cada região do país:

Norte - 4.825 Wh/m²

Nordeste - 5.483 Wh/m²

Centro-oeste - 5.082 Wh/m²

Sudeste - 4.951 Wh/m²

Sul - 4.444 Wh/m²

*Fonte: Atlas Brasileiro de Energia Solar


Certamente, esse potencial energético brasileiro deve ser bem aproveitado.

No caso da Região Sul, ter uma empresa que desenvolva projetos potencializados é importantíssimo. A Master Solar tem instalado sistemas fotovoltaicos que proporcionam retornos elevados para os consumidores.

Conheça as vantagens da energia solar com a Master Solar. Entre em contato e faça seu orçamento!

Qual é o potencial energético do sol no Brasil?