Publicado em: 13/06/2021

A geração de energia sustentável, por meio de placas fotovoltaicas, se tornou uma tendência. Mas, você sabe o que elas são e quais são os diferenciais de investir em placas solares?

Essas placas são equipamentos usados para converter a luz do sol em energia elétrica. Tudo isso por meio da captação de raios solares. As placas de energia solar fotovoltaicas são compostas por células solares, que normalmente são fabricadas em silício.

O funcionamento dessas placas ocorre por meio da captação de luz solar, e da conversão em energia elétrica, por meio dessas células fotovoltaicas. Desta forma, os fótons colidem com os átomos do material da placa solar. A partir disso, a corrente elétrica é gerada, dando origem à energia solar fotovoltaica, limpa e renovável.

E existem muitos tipos de placas solares fotovoltaicas, com particularidades no material usado até a capacidade, eficiência e tamanho. As mais usadas são as de silício monocristalino, silício policristalino, filme fino, silício amorfo (a-Si), telureto de cádmio (CdTe), seleneto de cobre, índio e gálio (CIS/CIGS), orgânico (OPV) e híbrido (HJT).

Todas elas têm um grau de eficiência, ou seja, a capacidade de conversão de energia fotovoltaica em elétrica, que é representada por uma porcentagem levando em conta a dimensão da placa instalada. A luminosidade e os materiais usados para confecção do sistema também influenciam a eficiência de uma placa solar. Por isso, é importante planejar a instalação e cuidar na escolha dos painéis, com parceria de uma empresa especializada no assunto.

Para uma casa, por exemplo, a quantidade de painéis solares necessários varia de acordo com a região da instalação. nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, são utilizados, pelo menos, 7 painéis solares. Enquanto isso, na região Sul, precisa-se de, no mínimo, 8 painéis solares para a instalação no telhado. Cada caso, no entanto, precisa de uma análise e projeto em particular, que depende de vários fatores.

No Oeste do Paraná, a Master Solar é pioneira no segmento e tem oferecido serviço de excelência e qualidade. A empresa trabalha com as melhores marcas do mercado, além de contar com uma equipe técnica especializada, assessoria no processo de contratação e atendimento pós-venda diferenciado. 

Placas fotovoltaicas: o que são e diferenciais que você precisa saber