Publicado em: 02/12/2021

Os painéis solares instalados no Brasil, considerando os sistemas de geração distribuída, já correspondem à metade da potência instalada de uma usina de Itaipu, que abastece o Brasil e o Paraguai.

Neste último mês, foram 7,3 gigawatts de potência aferidos ante os 4,7 gigawatts acumulados em janeiro. Alta de 53%, segundo levantamento do Portal Solar Franquias, que monitora o setor.

São mais de 800 mil consumidores que geram energia por fonte solar no país, forma que deve ser ampliada nos próximos meses.

A energia solar responde por apenas 2% da matriz energética do Brasil, que ocupa a 14ª posição neste mercado. A tendência é que o País suba para o sexto lugar nos próximos dois anos, a partir de investimentos previstos e com mais gente se interessando pela geração de energia limpa e renovável.

Segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), até outubro deste ano o país contava com 800 mil unidades consumidoras de energia, com geração própria a partir da fonte solar. Um incremento de 450 mil instalações se comparado a todo o ano de 2020.

Tudo isso também se consolida por conta do aumento do preço da energia. Segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o preço da energia elétrica acumula alta de 24,97% em 2021 e um dos fatores é o enfrentamento da pior crise hídrica dos últimos 91 anos.

Esses e outros motivos levam a optar pelo uso de energia solar. Para a instalação de módulos fotovoltaicos com segurança, fale com a nossa equipe. A Master Solar é pioneira no segmento com mais de 350 clientes satisfeitos.

A energia solar é um investimento com retorno garantido.

Pare de jogar dinheiro fora com a sua conta de luz, agora mesmo! 

Painéis solares como energia alternativa: Brasil tem metade de uma Itaipu