Publicado em: 24/09/2021

O uso de painéis fotovoltaicos para produção de energia solar tem se tornado uma realidade cada vez mais comum, principalmente pelas vantagens ligadas à economia e à sustentabilidade. A tecnologia está em alta tanto para adesão em casas quanto em empresas e propriedades rurais.

Mas, apesar das inúmeras vantagens dos painéis fotovoltaicos, ainda há dúvidas sobre o funcionamento e a durabilidade do painel solar e muita gente acha que são equipamentos sensíveis. Porém, quem vê ‘cara’ não vê durabilidade.

Seria preciso fazer a troca recorrente? Existe alguma forma de aumentar a vida útil desses painéis? Eles precisam de manutenção?

Os painéis solares estão entre os componentes mais importantes de um sistema fotovoltaico de geração de energia solar. Eles são responsáveis por absorver a radiação solar e convertê-la em corrente elétrica. Por isso, é indispensável que estejam em bom estado.

A vida útil de um painel solar é de 25 a 30 anos, prazo que os fabricantes costumam dar como garantia.

Algumas pesquisas mostram que a durabilidade de um painel solar pode ultrapassar os 40 anos. Ou seja, é um período mais que suficiente para quem usa o sistema recuperar o investimento feito.

Por ser uma peça que fica exposta a todo tipo de circunstância climática, como sol forte, chuva, ventos e resíduos, é natural que o painel solar sofra algum desgaste com o passar do tempo.

Ainda assim, o equipamento consegue durar por longos anos, cumprindo sua função. Os sinais de deterioração dos módulos são: presença de riscos na superfície do painel, existência de manchas, ressecamento, painel embaçado, oxidação em pontos metálicos e fios, perda de eficiência e trincas.

Manutenção dos equipamentos

Outra dúvida bastante recorrente é com relação à manutenção do sistema fotovoltaico. Além de ser altamente durável, exige cuidados mínimos. Durante sua vida útil, não serão necessárias grandes manutenções e cuidados frequentes com os equipamentos.

Um dos cuidados fundamentais é a limpeza dos módulos solares. Essa ação não requer nenhum procedimento específico, mas o ideal é fazer a limpeza com pano úmido, sem produtos químicos.

A manutenção preditiva também é muito importante para garantir a durabilidade dos painéis. O objetivo é checar se tudo funciona como as especificações do projeto.

Também é necessário acompanhar os dados de produção de energia. Com auxílio de softwares e aplicativos, o usuário consegue acompanhar, em tempo real, os dados de produtividade do sistema, analisando a performance diária, mensal ou anual. Com isso, é possível identificar possíveis falhas nos equipamentos.

A Master Solar é referência em suporte aos clientes, proporcionando diferenciais únicos para conforto e comodidade, além de potencializar a durabilidade dos produtos. Esse padrão de excelência no atendimento foi construído durante os últimos quase 10 anos, sempre colocando o consumidor no centro das decisões e da prestação do serviço.

Assim, ao adquirir um sistema fotovoltaico com a Master Solar, você adquire também a expertise da primeira empresa do segmento no Paraná e o profissionalismo do acompanhamento e suporte durante todas as fases da vida útil dos equipamentos. Quer mais informações? Faça contato com a Master Solar e conheça todos os diferenciais únicos que a empresa oferece.

Painéis fotovoltaicos: quem vê cara, não vê durabilidade