Publicado em: 10/07/2023

A liberdade energética é o que a Master Solar deseja para todas as pessoas, ainda mais quando ela envolve o uso de energia solar, que é limpa e renovável, para utilizar em imóveis comerciais, residenciais ou nas atividades que fazem parte da vida no campo.


E é extremamente recompensador ver que, no último ano, o Brasil entrou no Top 10 da  Agência Internacional para as Energias Renováveis (Irena) no quesito da capacidade global de geração de energia renovável pelos países. Pois além da felicidade dos clientes, essa é mais uma maneira de comprovar que estamos no caminho certo quando observamos uma realidade a nível mundial.


E já que acabamos de dar um spoiler, vamos conhecer o ranking da Irena?


O Top 10 da Irena em 2022

Em 10º lugar vem a Coreia do Sul, com uma produção que atingiu 20,9 gigawatts (GW) em 2022. Na sequência, a Holanda ocupa o 9º lugar com 22,5 GW produzidos no último ano. E em 8º lugar vem o Brasil estreando no ranking com seus 24 gigawatts produzidos ao longo de 2022. A Itália vem logo depois com 25 GW produzidos.


A 6ª posição é ocupada pela Austrália e sua produção de 26,7 GW, que é seguida pelos 62,8 gigawatts da Índia. Depois, no 4º lugar a Alemanha chega com 66,5 GW de energia renovável produzida.


Abrindo o Top 3, o Japão apresenta 78,8 GW e é o último país com produção na casa de dois dígitos, pois já no 2º lugar os Estados Unidos trazem uma produção de 111 GW que perde apenas para a China e seus incríveis 392 gigawatts produzidos em 2022.


E o que isso significa?

O pensamento imediato é o impacto na economia das pessoas e empresas que usufruem de uma energia renovável. Mas quando falamos de algo maior e a longo prazo, significa o quanto estamos cuidando do futuro do nosso planeta ao preservar a natureza, pois estamos diminuindo a poluição e devolvendo ao meio ambiente a capacidade de se reconstruir para que tenhamos mais qualidade de vida.


O crescimento é o caminho para a solução

Não é à toa que a geração de energia solar lidera a expansão da capacidade de produção de energias renováveis, com um aumento de 192 gigawatts entre 2021 e 2022. Pois como já falamos algumas vezes em nossas redes sociais e em nosso blog, o Brasil é muito bem localizado quando o tema é recebimento de radiação solar (que é o fator responsável pela geração de energia), e por isso a instalação de um sistema fotovoltaico nos imóveis tem crescido e se tornado tão atrativo e lucrativo para os usuários.


Foi essa grande movimentação da área e a constatação do potencial energético do país que fez o Brasil cair, da 14ª posição conquistada em 2021 para a 8ª posição em 2022. Essas seis casas a menos garantiram a estreia do país no ranking mundial de capacidade operacional de energia solar.


Isso tudo é muito incrível!


E a solução é fazer parte

Sim! É como diz aquele ditado: “a união faz a força”.


Uma vez que o crescimento é o caminho para a solução, fazer parte é garantir que ela aconteça, pois quando a população entende os ganhos, principalmente, ambientais e econômicos ela se interessa pelo assunto e faz o trabalho de conscientização com o próximo.


E há mais de 10 anos a Master Solar vem fazendo esse trabalho em prol da liberdade energética e da manutenção do meio ambiente, o que nos permitiu conquistar toda a experiência que temos quando o assunto é geração de energia solar por meio do sistema fotovoltaico. Então, aproveite e venha conhecer mais sobre essa área tão importante para nós e tirar todas as suas dúvidas clicando aqui.

Os 10 países que mais geram energia renovável no mundo