Publicado em: 06/10/2021

A geração de energia solar por meio de grandes usinas ultrapassou, em setembro, a soma da potência das termelétricas à base de carvão, no país. O levantamento foi divulgado pela Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

A pesquisa afirma que a potência operacional instalada da fonte solar fotovoltaica em grandes usinas solares e que são conectadas ao Sistema Interligado Nacional ultrapassou a soma da potência das usinas termelétricas fósseis à carvão mineral.

Ao ultrapassar o carvão mineral, as usinas solares de grande porte assumem, segundo a Absolar, a posição de sexta maior fonte de geração de energia elétrica do Brasil, com empreendimentos em operação em nove estados brasileiros.

O papel da geração de energia solar se torna ainda mais estratégico considerando a situação crítica da escassez hídrica no país e os aumentos tarifários na conta de luz da população. A geração de energia solar surge como solução para diversificar o suprimento de eletricidade do País, que é fundamental para a retomada do crescimento econômico nacional.

Outro destaque é a agilidade de implantação do sistema. Uma usina fotovoltaica de grande porte pode ficar totalmente operacional em menos de 8 meses. E ao incluir a geração de energia própria, por meio de placas fotovoltaicas, o Brasil já ultrapassa a marca de 10,4 GW de potência operacional da fonte solar fotovoltaica, e fica entre os 10 maiores do mundo nesse modal. De acordo com a Absolar, isso representa mais de 70% da potência da usina hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo e a maior da América Latina.

A Master Solar é pioneira no setor de energia solar e tem desempenhado um papel fundamental na expansão dessa solução sustentável. Com quase 10 anos de atividade, a empresa é referência em qualidade dos serviços e atendimento, atendendo todos os tipos e tamanhos de projetos.

Fale com a nossa equipe e comece também a economizar energia na sua casa, na sua empresa ou propriedade rural. Contribua com o meio ambiente e pare de jogar dinheiro fora com a conta de luz. Vamos fazer o Brasil avançar em sustentabilidade e aposentar de vez as gerações termelétricas, que são tão prejudiciais para a natureza e para o nosso bolso.

Geração de energia solar supera termelétricas à base de carvão