Publicado em: 09/10/2023

Será que a máxima "sonho de consumo de muitos, mas realidade para poucos" é verdade? Não! Atualmente, os fornecedores de créditos têm opções para vários perfis de consumidores e situações de compra quando o assunto envolve placas fotovoltaicas.


Mas antes de continuar, a energia solar

Com o Kit de Energia Solar Fotovoltaica é possível converter a radiação do Sol em energia elétrica para abastecer a sua casa, sua empresa, sua fazenda e, até mesmo, distribuir o restante da energia gerada para outras unidades consumidoras, desde que estejam no mesmo nome da unidade em que você gera energia.


Sabe aquele ditado popular que diz que "dá pra dar e vender"? Com a energia solar é assim, pois ao usar o sistema "On Grid", você mantém sua energia conectada com a rede da concessionária de luz de onde você mora, e quando as suas placas fotovoltaicas geram mais energia do que você consumiu, você faz uma espécie de empréstimo consignado para a concessionária. Ou seja, a luz que você utilizou da concessionária é abatida por meio dos créditos que você gerou. Bem legal, não é mesmo?


E além de legal é extremamente econômico, pois pode diminuir sua conta de luz em até 90%. Isso que ainda nem chegamos no ponto da sustentabilidade, já que a energia solar é limpa e renovável, contribuindo para a manutenção do meio ambiente.


Então qual é a explicação do valor?

Bom, por conta de toda a tecnologia envolvida e da vida útil das placas fotovoltaicas, que duram, em média, de 25 a 30 anos, podendo se estender até 40 anos (sim!), os materiais utilizados na fabricação do sistema são de extrema qualidade, assim como o serviço de análise e instalação dele.


Isso quer dizer que o preço mais elevado tem origem na engenharia e na qualidade que envolve todo o pré, durante e pós-instalação. Acontece que a conta é muito simples quando comparada aos gastos exorbitantes que são gerados somente pelo uso da energia elétrica da concessionária.


No final das contas, é um investimento para garantir suficiência energética inesgotável a um longuíssimo prazo, para garantir sustentabilidade e liberdade para, por exemplo, poder cuidar com mais plenitude das aves no aviário ou ficar com o ar condicionado ligado o tempo todo sem se preocupar com a conta de luz. ????



Ok, e quanto ao financiamento?

Ainda não tão conhecido quanto gostaríamos, o financiamento tem sido uma alternativa extremamente viável para o caminho da liberdade energética, ainda mais nos últimos meses com a inclusão das placas fotovoltaicas no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (PADIS).


Esse movimento do governo brasileiro garante a isenção de impostos federais até dezembro de 2026, o que ajuda não só na redução dos custos de produção, como também a democratizar esse uso e a promover a "Economia Verde", gerando toda uma mobilização em torno desse assunto. E é claro que os bancos também entram nessa jogada.


É por isso que os interessados têm encontrado soluções mais viáveis para financiar seu sistema de energia solar em instituições financeiras de grande, médio e pequeno porte. Mas saiba que para fazer o seu financiamento, alguns pontos são exigidos, como um orçamento do projeto para só depois liberar a fase da análise de crédito, e, por último, vem o parecer que vai aprovar ou não o seu caso.


Então o ideal é…

Encontrar uma empresa que tenha sólida experiência no mercado de energia solar, que ofereça produtos de qualidade e que não se importe em mostrar a você como foi a experiência de outros clientes com o serviço em questão, pois isso atesta veracidade e segurança. Além é claro de poder contar com o suporte especializado ao longo de todo o processo.


Tudo isso você encontra na Master Solar! Entre em contato conosco clicando aqui.

Financiamento da energia solar é possível?