Publicado em: 20/01/2022

O Brasil ultrapassou a marca histórica de 13 gigawatts de potência operacional da fonte solar fotovoltaica em sistemas de médio e de pequeno portes, instalados em telhados, fachadas, terrenos e em grandes usinas centralizadas, conforme a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). Isso fez com que a energia solar ultrapassasse a geração de energia por meio de usinas térmicas no Brasil no ano passado.

Na soma das capacidades das grandes usinas de geração de energia solar própria, a fonte solar é o quinto lugar na matriz elétrica brasileira. A fonte solar já ultrapassou a potência instalada de termelétricas movidas a petróleo ou a outros fósseis.

Segundo a Absolar, a fonte solar já trouxe ao Brasil mais de R$ 66,3 bilhões em novos investimentos; R$ 17,1 bilhões em arrecadação aos cofres públicos e gerou mais de 390 mil empregos. A fonte de energia solar também evitou a emissão de 14,7 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.

O avanço da energia solar no Brasil é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do país.  Dos mais de 13GW instalados, 4,6 GW  são usinas solares de grande porte, a chamada Geração Centralizada. 

Ainda no segmento de geração própria de energia na fonte solar fotovoltaica, são mais 8,4 GW de potência instalada em projetos de pequeno e médio porte, a  Geração Distribuída. Isso equivale a mais de 42,4 bilhões de reais em investimentos, 10,6 bilhões de reais em arrecadação e mais de 251.000 empregos acumulados desde 2012, espalhados pelas cinco regiões do Brasil. 

Você também pode fazer parte desse grande momento da energia sustentável no Brasil. Solicite um orçamento rápido e gratuito conosco. É a hora de parar de jogar dinheiro fora com a sua conta de luz! Conte com a Primeira do Paraná para alcançar a sua liberdade energética.

Para solicitar um orçamento de sistema fotovoltaico, clique aqui.

Energia solar ultrapassa geração de usinas térmicas no País em 2021