Publicado em: 29/07/2021

O uso de energia solar é uma solução para mudanças climáticas. O impacto dessas alterações no meio ambiente é assunto em evidência no cenário global. O desenvolvimento de uma cultura sustentável que ajude a preservar o planeta se faz urgente e optar por energia solar é uma dessas medidas, pensando em sustentabilidade.

Atualmente, a matriz elétrica no País é sustentada pela geração hidrelétrica. No entanto, esse tipo de geração enfrenta cada vez mais instabilidade, por conta das variações climáticas que afetam a quantidade de chuva, ano após ano, e que acaba gerando crise hídrica e baixa no nível dos reservatórios.

Com a queda do volume nos reservatórios, o Operador Nacional do Sistema Elétrico aciona o Sistema Interligado Nacional, para remanejar energia com as demais fontes do País. O sistema consiste numa rede de malhas, que engloba sistemas de geração e distribuição de energia, e apela para o uso de termelétricas fósseis, consideradas mais poluentes ao planeta e mais caras, acionando as bandeiras tarifárias amarela e vermelha.

Por conta disso, a energia solar fotovoltaica é cada vez mais essencial para o desenvolvimento sustentável. Ela contribui para uma maior economia de água nos reservatórios e alivia o custo para o consumidor, em geral, usando a radiação do sol para oferecer a energia para residências, empresas e propriedades rurais.

Quanto mais energia renovável adicionada à matriz nacional, maior será a diversificação, aproveitando a alta irradiação solar no País. 

Com tudo isso, é possível afirmar que a geração distribuída de energia fotovoltaica é o futuro da matriz elétrica brasileira e traz benefícios para a economia nacional e para o planeta.

Com ela, o consumidor garante economia e também preserva o meio ambiente.

Energia solar: solução para mudanças climáticas