Publicado em: 11/04/2022

No ramo do agronegócio, a avicultura é o setor que mais consome energia.  Segundo os dados de 2020 da Embrapa, o Paraná é o maior produtor de frangos do país, enquanto o Brasil é o terceiro no ranking mundial. De toda esta produção, 69% é designado para consumo interno e 31% é destinado para a exportação. Esses dados representam um grande impacto ambiental, decorrente do uso de energia elétrica.

Os aviários funcionam em um sistema fechado e altamente monitorado para maior eficácia. O calor e a mudança de clima influenciam na mortalidade das aves e exatamente por isso é necessário um controle de ventilação, ruído sonoro, umidade e de temperatura, fatores que elevam ainda mais as despesas na conta de luz, até mesmo em consequência da modernização dos equipamentos. Em alguns casos, somente o resfriamento dos galpões corresponde à metade de todos os custos.

Alternativas que reduzem as despesas na avicultura ganham cada vez mais espaço. A utilização da energia solar é a maior aliada, pois é responsável por gerar até 95% de economia na conta de luz. As placas solares são instaladas no telhado ou em terreno livre. Com elas, é possível capturar energia em forma de corrente contínua e o conversor, ou inversor, é o responsável por transformar em corrente alternada, permitindo então que possa ser consumida.

Inicialmente é realizado um estudo para verificar a solução mais viável, gerando indicativo da quantidade de placas necessárias. A instalação é realizada por uma equipe qualificada, com muita agilidade e os materiais utilizados são de alta qualidade. A estimativa é que sua durabilidade seja de 25 anos, justamente por ser resistente às adversidades. A Master Solar diferencia-se por incluir um seguro que garante ainda mais a qualidade e a durabilidade das placas.

A energia solar que é gerada supre todas as necessidades de consumo do aviário, proporcionando sobra de energia, que se torna crédito que pode ser utilizado em até 60 meses. Esse excedente pode ser designado para outros imóveis, bem como para o inverno e outras épocas do ano com menor incidência de luz solar.

O investimento paga por si só com o decorrer do tempo e é facilitado pelos financiamentos específicos de agronegócios. Os bancos oferecem linhas de crédito com juros diferenciados e alguns deles oferecem um determinado tempo de carência. Com tais facilidades, o payback torna-se atrativo e evidencia ainda mais a viabilidade da aplicação em energia solar.

A Master Solar é pioneira no Paraná e oferece soluções específicas para avicultores. Chegou o seu momento de investir em uma economia considerável para a sua granja.

Solicite o seu orçamento, clicando aqui. 

Energia solar reduz até 95% do consumo energético em aviários