Publicado em: 15/06/2021

Optar por energia solar nas propriedades rurais que atuam no ramo da piscicultura traz mais economia e qualidade para a produção e, também, para a qualidade dos peixes criados nos açudes.

É o exemplo do produtor Nilson Schinvelski. Ele resolveu investir em energia solar por conta do consumo elevado de energia elétrica na sua propriedade, onde há produção de peixes. Antes da instalação do sistema fotovoltaico, ele e a esposa, Janaína, usavam o equipamento para oxigenar a água dos açudes apenas à noite, na maioria das vezes.

Para tentar economizar, pesquisaram sobre as vantagens da energia solar, a partir da instalação de placas fotovoltaicas e contrataram a Master Solar por indicação de outros produtores, que já tinham aprovado o serviço. “Queríamos alguém presente quando precisasse de manutenção, e conseguimos um trabalho de qualidade, com uma empresa que não deixou resíduos no meio ambiente, o que era uma grande preocupação nossa”, afirma Janaína.

Depois da instalação da energia solar, muita coisa mudou e para melhor, principalmente na piscicultura. Agora, o oxigênio para os peixes fica ligado 24 horas por dia, sem preocupação de gasto de energia a mais. Isso reflete em mais produção e também em um peixe com mais qualidade, produzido nos açudes.

Para a casa, a geração de energia própria, com as placas fotovoltaicas, trouxe mais conforto e menos preocupação. “Temos uma qualidade de vida melhor, não precisamos ficar economizando energia, preocupados se tem um aparelho a mais ligado, ou um chuveiro a mais”, comenta Janaína.

Para o senhor Nilson, o investimento valeu a pena. “Gastava mais em energia na propriedade do que na prestação do financiamento que fizemos para adquirir a tecnologia. Sem contar que ajudamos o meio ambiente, temos mais qualidade na produção de peixes, e tivemos muitas vantagens na empresa escolhida com mais transparência e segurança no serviço”.

Veja o vídeo com toda essa história real, clicando aqui.

Energia solar: mais economia e qualidade para a Piscicultura