Publicado em: 07/08/2023

Nos últimos anos, a energia solar vem se destacando como uma alternativa sustentável e eficiente para a geração de energia. No entanto, um dos questionamentos mais comuns é se a energia solar funciona em dias nublados. Afinal, como os painéis fotovoltaicos podem captar a luz do sol quando o céu está encoberto? Hoje, vamos desvendar esse mito e mostrar como a energia fotovoltaica continua sendo uma opção viável mesmo durante períodos de baixa luminosidade.


Antes de tudo, é importante entender o funcionamento dos sistemas de energia solar fotovoltaica. Os painéis solares são compostos por células fotovoltaicas, geralmente feitas de silício, que convertem a luz solar em energia. Quando os raios solares atingem as células, ocorre o efeito fotovoltaico, gerando uma corrente elétrica que pode ser utilizada para alimentar os aparelhos elétricos de uma residência, empresa ou até mesmo uma cidade inteira.


Embora seja verdade que a energia solar atinja seu potencial máximo em dias ensolarados, isso não significa que não funcione em dias nublados. Mesmo quando o sol está parcialmente encoberto, a radiação solar ainda é capaz de penetrar as nuvens e chegar até a superfície da Terra. Os painéis solares são projetados para captar essa luz difusa e convertê-la em eletricidade. Portanto, mesmo em dias com menos luminosidade, os sistemas fotovoltaicos continuam gerando energia.


Outro ponto importante é que os sistemas de energia solar são projetados considerando a média anual de irradiação solar da região em que são instalados. Isso significa que a produção de energia ao longo do ano é planejada levando em conta as variações sazonais e a presença de dias nublados. Portanto, mesmo que em alguns dias a geração seja menor, ao longo do ano a energia solar se mostra uma alternativa confiável e sustentável.


Se essa dúvida estava te deixando com um pé atrás para adquirir o seu painel solar, agora não tem mais com o que se preocupar. Nós da Master Solar estamos dispostos a fazer o seu projeto acontecer! Entre em contato pelo link

Energia Solar Funciona em Dias Nublados?