Publicado em: 05/05/2022

O Paraná é um estado que se destaca na produção e no consumo de energia solar. Segundo a ABSOLAR, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, sua produção corresponde a 6,1% de toda produção nacional da categoria e ocupa 5º lugar no ranking nacional.  Seus dados apontam também que a região possui 285 megawatts em operação, onde abrange residências, empresas, indústrias, propriedades públicas e rurais.

Em fevereiro deste ano foi realizada uma videoconferência com a Comissão Técnica de Avicultura da Federação do Estado do Paraná (FAEP). No encontro, foi apresentado que 3,9 mil produtores rurais possuem usinas fotovoltaicas no território paranaense, no qual corresponde um aumento de 70% em relação a novembro de 2021.

Um dos fatores de aumento no consumo de energia limpa está relacionado com a economia na conta de luz, capaz de atingir até 95%. Este fato ressalta a viabilidade do investimento, onde geralmente ele se paga dentro de 4 a 5 anos. 

A redução em impostos e incentivos fiscais fomentam este crescimento. Em março, o governo do Estado liberou R$ 250 milhões em créditos de ICMS para a construção de usinas solares. Esta iniciativa também auxilia na redução de impactos ambientas, ajuda na promoção de empregos e estimula o desenvolvimento econômico e social dos paranaenses.

Cumpra o seu papel socioambiental, por meio da produção e consumo de energia limpa. Faça como milhares de paranaenses já fizeram e adote o consumo fotovoltaico em sua empresa, indústria ou propriedade rural. A Master Solar possui convênio com o programa Renova PR, do governo do estado.

Converse com nossos especialistas para saber como você pode obter incentivos estaduais.

Crescimento e incentivos para expansão de energia solar no Paraná