Publicado em: 01/04/2022

O fato de a energia solar ser mais econômica que a energia tradicional é um ótimo benefício para todos, inclusive para as empresas. Mas as vantagens da adesão a esta fonte de energia renovável vão muito além do ganho financeiro de qualquer negócio.

A energia solar vem ganhando cada vez mais adeptos. Só no Brasil, segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar), há mais de um milhão de unidades consumidoras que utilizam essa fonte para geração de sua própria energia.

Um dos principais atrativos é o fato de a energia solar não emitir gases ou subprodutos que contaminem o meio ambiente e o ar, proporcionando mais qualidade de vida e saúde à população.

Empresas com responsabilidade ambiental, que utilizam essa energia natural e se mostram engajadas com a preservação climática só têm a ganhar, pois se mostram preocupadas com o bem-estar social e ambiental de seus consumidores. É o que aponta uma pesquisa feita pela Tetra Pak, que ouviu 7,5 mil pessoas em todo mundo.

Isso porque a energia solar contribui para a economia de água. Usar água de maneira prudente é fundamental, pois é um recurso finito extremamente necessário para nossa sobrevivência.

A diminuição da poluição no ar é outra vantagem que deve ser destacada pelo uso da energia solar. A produção de eletricidade tradicional, tanto por hidrelétrica quanto por termelétricas, emite subprodutos tóxicos na atmosfera.

O ar que respiramos é carregado de dióxido de carbono e metano, gases tóxicos e nocivos à nossa saúde. Já energia solar é limpa e não causa nenhum efeito negativo no meio ambiente.

O terceiro benefício à saúde é a diminuição da dependência de combustíveis fósseis com a instalação de painéis solares, que transformam a luz do sol em uma energia limpa, ecologicamente correta e ambientalmente sustentável. Quanto mais pessoas instalarem painéis fotovoltaicos, melhores serão as condições do ar que respiramos.

Outra vantagem é que a energia solar retarda a mudança climática. Além de poluir o ar, a produção de energia elétrica por fontes termelétricas libera gases tóxicos que aumentam o efeito estufa, que ocorre quando a superfície da Terra é aquecida a altas temperaturas.

O quinto benefício que destacamos é que o uso da energia solar traz mais segurança na rede elétrica. Apagões, quedas ou oscilações de tensão na rede elétrica, incêndios ou sobrecargas nos transformadores poderão ser evitados se mais pessoas utilizarem a energia solar.

Isso porque a geração de energia junto à carga, ou local onde a mesma é consumida, característica inerente à Geração Distribuída de geração solar, resulta em menos problemas para a rede elétrica ter que lidar.

Se você deseja instalar placas fotovoltaicas na sua empresa, ou agronegócio,  fale com a equipe da Master Solar, pioneira no segmento há quase 10 anos e com mais de 400 clientes satisfeitos!

A Master Solar sempre tem opções viáveis para a sua empresa. A hora de investir em tecnologia sustentável e diminuir gastos é agora!

Conheça 5 benefícios que a energia solar traz à saúde e que sua empresa precisa conhecer