Publicado em: 07/12/2022
O sucesso da instalação da placa solar tem bastante relação com seu posicionamento!
Por meio de cálculos e estudos, é possível identificar a área com maior captação solar em determinado local. Desse modo, o potencial da placa é totalmente aproveitado. Confira, a seguir, mais informações.
Antes mesmo de calcular a inclinação da placa, é necessário determinar onde ela será instalada. A recomendação é de que a instalação seja feita em locais altos e sem sombras. A partir de uma escolha viável, seguindo esses requisitos, a orientação é definida.
Essa definição leva em consideração a posição a qual o painel fica o maior tempo exposto ao Sol. Novamente, a prioridade é aproveitar todo potencial da energia solar. No Brasil, o ideal é que o sistema fotovoltaico esteja orientado para a região do norte geográfico.
Por fim, a inclinação é calculada. Vale lembrar que, em muitos casos, utiliza-se a inclinação do telhado onde a placa será instalada. Entretanto, em outras ocasiões, é necessário calcular a inclinação do sistema.
A fórmula utilizada é a seguinte:
Inclinação = latitude + (latitude/3)
Ainda, fatores climáticos podem alterar os cálculos, como em locais com manhãs muito nubladas.
A definição da posição das placas solares deve ser feita por profissionais especializados. Na Master Solar, contamos com uma equipe excelente que sempre visa o melhor aproveitamento da energia. Afinal, esse aproveitamento gera economia!