Publicado em: 12/03/2020

Se você está pensando em adquirir um sistema fotovoltaico, provavelmente já se questionou se esse é o momento ideal para fazer esse investimento. Isso porque a maioria dos componentes do sistema são importados, grande parte vindos da China, e apesar de existirem algumas poucas indústrias nacionais, os insumos vêm de fora do país e acompanham o câmbio do dólar, que disparou com a pandemia do novo coronavírus, elevando os preços dos equipamentos.

O que fazer nessa situação? Analisando mais calmamente esse cenário, vemos uma diminuição de novos casos do Covid-19 na China, que declarou nesta quinta-feira (12) que o pico do surto do novo coronavírus acabou no país. A tendência é que as fábricas retomem aos poucos suas operações normais, retomando o abastecimento global em breve.

Quanto a alta do dólar, diversos fatores influenciam a moeda americana. Além do novo coronavírus, questões político-econômicas internas no país contribuem para a disparada no câmbio. Essa alta afeta sim o preço dos equipamentos fotovoltaicos, mas não a ponto de inviabilizar a instalação dos sistemas.

 

DEVO INSTALAR UM SISTEMA FOTOVOLTAICO AGORA?

 

               A opção de esperar que o preço do dólar caia para instalar um sistema fotovoltaico talvez não seja a melhor ideia. Isso porque se analisarmos o histórico da moeda, vemos que ela vem sofrendo aumentos constantes ao longo do tempo e não dá sinais de que irá recuar.

Quem esperava que o dólar baixasse em 2014, quando a moeda estava na casa dos R$2,00, nunca viu essa redução, o mesmo para quem esperava a queda em 2018, quando chegou no patamar dos R$4,00. Se ao invés de esperar, o indivíduo tivesse optado por instalar o sistema naquele momento, teria ganho tanto no câmbio, que não recuou, quanto no payback energético, visto que o sistema estaria produzindo energia desde então. Além disso, o preço da energia elétrica também sofreu reajustes nesse período, o que não foi sentido por quem produz sua própria energia.

Deste modo, o dólar pode sim continuar subindo, se você optar por instalar agora pode ganhar no preço do equipamento em relação ao futuro. Ou ainda, se o dólar vier a cair, você que instalou agora ainda vai ter ganhos com a produção de energia, tendo decorrido parte do tempo de payback do investimento, além de evitar que você sofra as variações no preço da energia. Em ambos os cenários, o sistema fotovoltaico é vantajoso economicamente para quem instala, isso sem falar das vantagens sustentáveis da produção de energia solar, que é limpa e não gera gases do efeito estufa.

 

 

Fontes: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/12/china-declara-fim-de-pico-do-surto-de-novo-coronavirus-no-pais.ghtml

 https://economia.uol.com.br/cotacoes/noticias/redacao/2014/12/30/dolar-sobe-13-no-ano-nos-4-anos-de-dilma-salta-60-de-r-167-a-r-266.htm

 http://g1.globo.com/economia/mercados/noticia/2015/12/dolar-termina-ultima-sessao-do-ano-em-alta.html

 http://www.idealsoftwares.com.br/indices/dolar2018.html

 https://www.solarvoltenergia.com.br/blog/preco-da-energia-solar-entenda-a-real-influencia-do-dolar/

Como o Coronavírus afeta a Energia Solar?