Publicado em: 05/06/2023

Essa dúvida é bem comum e nós entendemos totalmente a razão dela surgir, afinal de contas, parece até mágica, não é mesmo?


Bom, na verdade, essa fascinante tecnologia nada mais é do que a junção entre a física e a engenharia, que você vai entender como funciona a partir de agora.


A estrela do show: o Sol

O Sol é a maior estrela do Sistema Solar. É ele o responsável por manter a Terra quente. Sem esse aquecimento, o nosso planeta ficaria inteiramente congelado, inclusive nós, seres humanos.


Ele emite o que chamamos de radiação solar, uma energia gerada por meio de ondas eletromagnéticas e que é imprescindível para nós, como você já viu, e é o que permite produzir tipos de Energia Solar, como a Fotovoltaica.


A física e a sua magia

O efeito é mágico mas não tem truque! Na verdade, tem - muita - teoria, cálculo e experimentação, que começou lá em 1839 com o descobrimento do efeito fotovoltaico pelo físico francês Edmond Becquerel.


A célula fotovoltaica, ou célula solar, atua como um dispositivo elétrico convertendo a energia da luz do Sol diretamente em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico. As placas solares contém várias células fotovoltaicas interligadas em série, e o conjunto dessas placas formam o painel solar, aqueles vistos no topo dos imóveis ou no solo.


Essas células são produzidas a partir de materiais semicondutores, que podem ser de diferentes tipos, sendo o principal o de Silício Cristalizado, o segundo elemento mais abundante na natureza.


Para que o efeito fotoelétrico aconteça, vamos precisar explicar rapidamente como funciona a corrente elétrica.


A corrente elétrica

Os átomos compartilham seus elétrons com o Silício, presente na placa solar, para deixá-lo estável, sendo essa a chamada Ligação Covalente. Entretanto, quando faltam elétrons para preencher as lacunas disponíveis é que é necessária a luz solar.


A Física explica que quando a radiação eletromagnética, a luz, incide sobre uma placa metálica ela retira elétrons dessa chapa. O que ocorre é que quando os fótons da luz solar incidem sobre a Região de Depleção, a zona mais estável desse sistema, eles perturbam o equilíbrio, fazendo com o que elétrons sejam ejetados dessa região e se movam livremente em direção às margens de cada uma delas, tanto a positiva quanto para a negativa.


Esse movimento gera uma diferença de potencial entre as regiões, e se conectarmos um fio entre elas, os elétrons negativos vão “viajar” ordenadamente de seu polo ao encontro do polo positivo, e é esse movimento que produz a Corrente Elétrica.


Agora podemos dizer: “Faça-se a luz!”

Bom, ainda não.


O que explicamos é o trabalho das placas fotovoltaicas, que geram a corrente elétrica contínua (CC). Mas para que ela possa ser usada em residências e comércios é preciso transformá-la em corrente elétrica alternada (CA), uma corrente de baixa tensão. Para que essa transformação da corrente seja realizada, utilizamos os equipamentos chamados inversores.


Essa energia elétrica é para sempre?

Se falarmos sobre a duração das placas, não. Entretanto, a vida útil delas é de 25 a 30 anos, e quando bem cuidadas, podem ultrapassar esse período. Ou seja, o retorno do investimento é extremamente garantido.


Agora, se falarmos sobre a geração de energia elétrica, podemos dizer que a resposta é bem próxima ao “para sempre”.


O que acontece é que o Brasil é um país muito privilegiado quando falamos sobre a energia solar, por conta da radiação constante do Sol no país. Até mesmo em dias nublados e de chuva é possível gerar energia, claro, numa intensidade mais baixa, mas ainda é possível. Por isso dissemos que ela é próxima ao “para sempre”, pois dificilmente pausa a produção.


Sistema On Grid

Já que entramos nesse assunto, queremos que você conheça sobre o sistema On Grid.


Ele ocorre quando o sistema de captação de energia solar é ligado à rede da distribuidora local de energia elétrica (no caso do Paraná, a COPEL). Por conta dessa conexão, o seu sistema vai gerar energia e você vai utilizá-la, mas o que sobrar é enviado à concessionária de energia como um empréstimo.


O excedente enviado à concessionária é transformado em créditos, que são descontados da sua conta de luz por conta dos períodos em que você precisou da eletricidade fornecida pela distribuidora local, por exemplo, à noite, em dias nublados ou de chuva.


Ficou claro?

A Master Solar trabalha com o sistema On Grid, que é muito benéfico e eficiente para quem utiliza um sistema de energia solar, pois dessa forma, nunca vai faltar energia (e claridade ????) no seu imóvel.


Inclusive, caso queira saber mais sobre todo esse sistema de geração de energia solar, confira os outros posts do nosso blog e entre em contato conosco para trocarmos uma ideia sobre o assunto, afinal de contas, nada melhor do que aproveitar o conhecimento de especialistas para tirar todas as dúvidas, não é mesmo? ????

Como é possível que a luz do Sol vire energia elétrica?