Publicado em: 08/06/2021

A instalação de placas fotovoltaicas para geração de energia solar gera muitas dúvidas em quem não entende tanto assim do assunto. Ao longo do tempo, muitos mitos foram propagados, confundindo os interessados em ter a tão sonhada liberdade energética.

O primeiro deles, sobre o qual vamos falar, é de que as placas fotovoltaicas são frágeis às condições do tempo. Nada disso. Os painéis solares foram pensados e projetados para instalação em parte externa das construções. Foram desenvolvidos para suportar condições climáticas diversas, então não são nada frágeis.

O segundo mito é de que os painéis solares podem danificar o telhado da construção. Na verdade, depois que os painéis solares são instalados, o que ocorre, é o oposto. Quando o telhado fica exposto ao calor, pode ficar seco e quebradiço. Os painéis de energia solar recebem essa radiação e protegem o telhado. Em caso de chuva de granizo, por exemplo, a resistência do painel fotovoltaico também ganha, de lavada.

Mais um mito da energia solar é de que as placas não produzem energia no inverno ou em dias nublados. Nada disso: o que conta, aqui, é a radiação. Em dias nublados ela é menor, mas sempre haverá luz alimentando os painéis.

Outra coisa que muita gente também diz é que o custo da energia solar é alto. Ele era, nas primeiras descobertas desta tecnologia. Com a evolução do mercado, isso não acontece mais. A tecnologia, além de ter um menor custo, com queda de 80% no valor nos últimos cinco anos, pode ser financiada. Além de ser um investimento que se paga, graças à compensação na conta de luz.

Outra dúvida frequente é se os sistemas solares geram muito ruído. Isso é mito! Diferente de outros geradores, os painéis solares não geram energia por meio de um processo mecânico, mas sim de um efeito de fotoemissão silencioso. Ou seja, produção de energia limpa e sem barulho!

5 mitos sobre energia solar e placas fotovoltaicas