Publicado em: 02/09/2021

A geração de energia solar vem ganhando força e a instalação de placas fotovoltaicas está cada vez mais comum, tanto nas empresas, quanto nas residências e em propriedades rurais.

Apesar de estar cada vez mais comum, a geração de energia solar gera diversas dúvidas por parte de quem deseja investir nesta tecnologia.

Uma dessas dúvidas é se é possível monitorar a produção de energia solar. Por meio de um inversor fotovoltaico, que pode ser conectado à internet, é possível acompanhar a produção de energia, em tempo real, inclusive por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Outra grande dúvida sobre geração de energia solar é se o sistema fotovoltaico dura para sempre. Caso sejam de qualidade e bem cuidadas, as placas fotovoltaicas podem durar 25 anos ou até mais, chegando a até 50 anos em alguns casos. Depois disso, o sistema continua funcionando, mas reduzindo a eficiência com o tempo. Em geral, perde-se 20% de eficiência em 25 anos.

A manutenção do sistema também gera dúvida de quem deseja investir em energia solar. A principal manutenção é a limpeza dos painéis solares, e você mesmo pode fazer isso. Basta limpar os painéis solares quando necessário, com água e uma esponja não abrasiva, geralmente uma vez por semestre ou sempre que as placas ficarem sujas por conta de longos períodos sem chuva.

Outra questão importante é se o sistema fotovoltaico produz energia solar durante a noite. Neste caso, não, já que as placas precisam da irradiação solar para a energia ser produzida. Essa produção é feita durante o dia, mesmo se o tempo estiver nublado.

A quinta dúvida mais comum é se investir em energia solar significa zerar a conta de energia. O que pode ser zerado é o consumo de energia da distribuidora. Mas, como ainda haverá uma conexão, a concessionária de energia local cobrará um valor mínimo, além da taxa de iluminação pública (em caso de imóveis urbanos). Porém, a economia pode chegar até 95% na conta.

Investir em energia solar é garantia de economia e sustentabilidade e a Master Solar é pioneira e especialista no assunto.

5 dúvidas de quem quer investir em energia solar