Publicado em: 20/04/2022

Um fato sobre a energia solar: casas, empresas, indústrias e o agronegócio estão aderindo a ela cada vez mais. Porém, muitas pessoas ainda não conhecem e questionam o que pode ser mito ou verdade. Selecionamos sete dúvidas para esclarecer como essa energia sustentável é capaz de proporcionar tantos benefícios. 

Vamos a lista de mitos ou verdades:

1- O investimento é alto e inviável

Mito! O avanço da tecnologia possibilitou placas solares de melhor qualidade e por um custo acessível. O retorno sobre o investimento evidencia a sua viabilidade, pois ele se paga em aproximadamente cinco anos. 

2- As placas solares não funcionam em dias nublados, nem no inverno

Mito! Mesmo que esteja encoberta de nuvens, ainda ocorre a incidência de luminosidade e a consequente irradiação a ser captada pelas placas solares. Elas funcionam, mas com uma eficiência energética mais reduzida. 

3- A energia solar valoriza o imóvel 

Verdade! A produção da própria energia é uma vantagem e a redução na tarifa de luz é um ponto positivo para o possível comprador. Conforme dados do Ministério do Meio Ambiente, imóveis que possuem energia limpa podem ser valorizados entre 10% e 30%. 

4- Para colocar placa solar, preciso de várias adequações e reformas

Mito! Geralmente os painéis são instalados nos telhados, tornando praticamente nula a necessidade de reformar. Já o equipamento central, responsável por armazenar e distribuir energia, dificilmente demanda adequações no local. Ressaltamos também que os painéis podem ser mudados de local, caso seja necessário. 

5- Só vale a pena investir em energia solar se tenho um alto consumo na conta de luz

Mito! Em alguns casos, a redução da energia elétrica chega a 95% e o investimento se paga por si só, com o passar do tempo. Inclusive, quando ocorre uma alta produção de energia solar, pode ocasionar um acúmulo através de créditos, no qual podem ser utilizados em até 60 meses. 

6- É fácil conseguir um financiamento

Verdade! Alguns bancos oferecem linhas de financiamento exclusivas para a implementação de energia solar. Para isso, proporcionam juros menores e maior prazo de pagamento. 

7- Ao instalar as placas solares, a temperatura do telhado e do ambiente diminuem. 

Verdade! Como a incidência de calor ocorre diretamente nas placas, o telhado recebe a sombra e a temperatura interna do ambiente pode baixar em até 3ºC. 

Podemos concluir que os painéis solares são uma fonte de energia limpa, segura e sustentável. Para saber mais vantagens e para realizar um orçamento, entre em contato com a Master Solar. Somos pioneiros no Paraná e possuímos especialistas altamente qua

4 mitos e 3 verdades sobre a energia solar