Publicado em: 10/12/2021

Energia elétrica cada vez mais cara, necessidade de economia e de preservação do meio ambiente. Esses são fatores que influenciam a adoção de sistemas de geração de energia solar em residências. Mas, o que é necessário para contar com a geração fotovoltaica em casa?

Alguns equipamentos são fundamentais e, para isso, o trabalho de uma empresa especializada no assunto é essencial. Para ter a geração de energia solar de forma confiável é preciso instalação das placas (ou módulos), de um ou mais inversores, além do trâmite de legalização do sistema perante a concessionária de energia local.

A instalação das placas fotovoltaicas, responsáveis pela geração de energia solar, também precisam estar em conformidade com todas as normas de segurança. Todo o processo, desde o estudo e a elaboração do projeto até a homologação, exige, portanto, o conhecimento especializado no assunto e a experiência.

O primeiro passo para instalar energia solar em casa é saber qual é a média de consumo mensal da residência. É preciso verificar nas faturas de energia a quantidade de quilowatt hora que aparece na conta. Isso mostra o quanto a casa consumiu de energia nos meses anteriores. É desta forma que o consumidor vai saber a necessidade do sistema a ser instalado.

Os profissionais da Master Solar farão, então, uma análise do tamanho ideal do sistema de energia solar, conforme a média de consumo e eventuais previsões futuras de incremento de uso. Também ocorrerá a verificação técnica do local da instalação para que o projeto seja devidamente elaborado.

Com as informações técnicas e os estudos prontos, a Master Solar elabora os projetos elétricos, submete-os a aprovação da concessionária, e uma vez aprovado o projeto, a concessionária emite o  Parecer de Acesso, documento que autoriza a Master a fazer a instalação do sistema solar de forma personalizada.

O sistema de energia solar deve ser conectado à rede de energia convencional, conforme exigências da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a partir da vistoria técnica final da concessionária.

É por isso que é extremamente necessário o apoio de uma equipe que entende do assunto e possui resultados satisfatórios comprovados.

Procure a equipe da Master Solar. Somos pioneiros no segmento de energia solar e instalamos sistemas em residências, empresas, indústrias e propriedades rurais.

São mais de 350 clientes satisfeitos, que alcançaram a liberdade energética.

Solicite um orçamento rápido conosco e veja como é viável parar de jogar dinheiro fora com a conta de luz todos os meses.

O que é necessário para ter energia solar em casa?