Publicado em: 11/12/2023

No vasto cenário do agronegócio, a busca pela eficiência e sustentabilidade tornou-se vital. É nesse contexto que a energia solar surge como uma aliada perfeita para a eficiência, economia e sustentabilidade em todas as fases da produção.  


A energia solar se ergue como uma aliada poderosa, desde a eficiência até a alimentação das ordens elétricas, transformando não apenas a produção, mas também a economia e a responsabilidade ambiental, tornando-se um motor de avanço para as fazendas. 


Essa parceria entre a energia solar e o agronegócio não é apenas promissora, é revolucionária. Vamos explorar detalhadamente como essa fonte inesgotável de energia revolucionária no setor agrícola? Continue a leitura!

O que é energia solar? 

É a transformação da luz solar em energia elétrica por meio de painéis fotovoltaicos. Esses painéis, instalados em telhados ou no solo, transformam a energia solar em uma fonte limpa, renovável e altamente eficiente para alimentar qualquer equipamento necessário na propriedade, seja para resfriamento, ordenha, bombeamento de água e muito mais.


O Brasil, com sua alta incidência solar, desponta como um terreno fértil para essa tecnologia. Segundo projeções do Ministério de Minas e Energia, a energia solar tende a abranger até 17% da matriz energética nacional até 2030, trazendo benefícios para diversos setores, incluindo o agronegócio.

Benefícios e aplicações da energia solar no agronegócio

A energia solar encontra seu espaço em diversas frentes do agronegócio. Desde a eficiência na segurança até a climatização de currais e aviários, seus benefícios são vastos e impactantes:

Residências 

Para os proprietários rurais, essa fonte de energia não oferece apenas conforto, mas também gera economia. A utilização desse tipo de energia proporciona aos moradores alguns benefícios como o uso de ar-condicionado , por exemplo, sem a preocupação com o valor da conta de energia no final do mês. Além disso, a possibilidade de compartilhar os créditos acumulados entre diferentes propriedades é uma realidade para quem opta pelo sistema on grid.

Agricultura de precisão

Ela viabiliza o monitoramento e gestão da produção, alimentando equipamentos fundamentais para a operação, como torres de comunicação, rádios e GPS, por meio de sistemas independentes de energia elétrica (off grid).

Bombeamento de água

Fundamental para a agricultura, a água pode ser bombeada utilizando energia solar, não apenas para irrigação, mas também para diversos outros equipamentos essenciais, como os bebedouros para o gado, poço artesiano, entre outros.

Ventilação em aviários e currais

Nos períodos de calor intenso, a ventilação é crucial. A energia solar pode ser utilizada para alimentar os sistemas de climatização, suprindo essa demanda, reduzindo o consumo de energia elétrica convencional e gerando economia.

Diversas aplicações adicionais

Desde a ordenha e o resfriamento do leite até a eletrificação de cercas para o manejo do gado e secagem e armazenamento de grãos, a energia solar oferece um vasto leque de soluções para o agronegócio.


Vantagens da energia solar no agronegócio

A utilização da energia solar no agronegócio se destaca por vários motivos. O que tem ganhado grande destaque é a economia de recursos financeiros, porém esse não é o único. A seguir, estão dispostos mais alguns:

Autonomia energética

A energia solar oferece maior independência energética aos produtores rurais. Estes não ficam refém das concessionárias, simplificando, inclusive, a dependência das tarifas das transmissões, especialmente no modelo off grid.

Retorno do investimento garantido

Com um retorno médio entre 5 a 6 anos, os sistemas fotovoltaicos oferecem uma vida útil em torno de longos 25 anos. Isso significa um investimento garantido de, pelo menos, 20 anos. 

Facilidade de financiamento e manutenção

Linhas de crédito subsidiadas e baixa necessidade de manutenção tornam o investimento em energia solar mais acessível e prático.

Redução de custos e maior competitividade

Além da redução de custos a longo prazo, a energia solar fortalece a competitividade no setor, destacando os produtores que optam pela sustentabilidade.


Enfim, a energia solar no agronegócio é muito mais do que uma inovação; é uma transformação. Seja para garantir a eficiência, economia ou mesmo produtividade, sua implementação oferece um futuro mais sustentável e econômico para as propriedades rurais.


O futuro do agronegócio é brilhante, e a energia solar é a luz que ilumina esse caminho. Aproveite todos os benefícios que essa inovação oferece e eleve o potencial da sua propriedade rural!

Energia solar no Agronegócio: eficiência, economia e sustentabilidade